O QUE É O PATRONOS?

O Patronos é uma escola de formação política para pessoas que desejam se tornar líderes e influenciar positivamente suas comunidades. Acreditamos que a democracia brasileira depende da participação ativa de toda sociedade, sabemos que essas transformações iniciam dentro das comunidades e o principal representante desse início são os vereadores que estão espalhados em todo o país. Por isso, nosso objetivo é capacitar e orientar esses cidadãos, desde o conhecimento a fundo de sua comunidade, à conquista do voto até o exercício do mandato, para que sejam mais preparadas e eficazes na atividade política.

Muitos cidadãos têm o desejo de se envolver na política, mas enfrentam desafios como falta de formação acadêmica, recursos financeiros e tempo para acessar treinamentos tradicionais. Por isso, desenvolvemos um sistema de formação acessível, especialmente para aqueles que desejam dedicar parte de suas vidas a representar seus grupos e comunidades. O Patronos é uma escola que se concentra em preparar pessoas para fazer a diferença em suas comunidades, mesmo com suas limitações. Nosso objetivo é capacitar essas pessoas e ajudá-las a se tornarem líderes comprometidos em melhorar o lugar onde vivem.

O INÍCIO DE TUDO

O Patronos foi criado por um grupo de pessoas apaixonadas pela política e conscientes de seus direitos e responsabilidades como cidadãos brasileiros.

Teve como berço a Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado de Goiás (ASSEGO), sendo criado em 19 de agosto de 2019, sendo uma incubadora do então Projeto Patronos. Reconhecemos o poder transformador da política e, inicialmente focados em preparar líderes que desejavam concorrer a cargos eletivos, expandimos nossas ações para ampliar nossa capacidade formativa.

A legislação eleitoral está sempre evoluindo, e regras que valiam para eleições passadas podem não valer mais para o futuro. Um exemplo disso é o surgimento das federações partidárias, que não existiam nas eleições de 2020, mas foram aplicadas no pleito de 2022 e continuarão a valer em 2024. 

As campanhas eleitorais atualmente são altamente competitivas, e informações como cálculo do quociente eleitoral e partidário, assim como a composição de chapa, são fundamentais e podem influenciar na viabilidade das candidaturas.

O planejamento de campanha, planejamento financeiro e marketing se tornaram essenciais para obter sucesso na disputa eleitoral. A política deixou de ser para amadores, e a população busca cada vez mais por pessoas qualificadas para liderar o país.

Uma vez eleitos, percebemos que muitos políticos têm boas intenções e vontade de realizar projetos, mas enfrentam dificuldades por falta de conhecimento e ferramentas adequadas. É comum encontrar vereadores atuantes, mas com pouca presença na tribuna, ou vereadores que nunca propuseram um projeto de lei durante seus mandatos. Alguns candidatos não utilizam efetivamente as redes sociais ou não sabem como se comportar durante entrevistas.

Muitos agentes políticos, incluindo vereadores e prefeitos, não possuem conhecimento mínimo sobre o sistema tributário nacional, o funcionamento do SUS ou as responsabilidades de cada poder (Executivo, Legislativo e Judiciário). Esses são conhecimentos básicos que deveriam ser pré-requisitos para os cargos, pois são fundamentais para formar cidadãos conscientes.

É nesse contexto que o Patronos surge, como um agente de construção e transformação, acreditamos que não adianta apenas desejar um Brasil melhor, precisamos nos tornar instrumentos de mudança e estar preparados para construir o futuro que queremos.